Ser advogado no mercado competitivo de hoje é um trabalho desafiador.
Espera-se que os escritórios de advocacia forneçam mais valor aos seus clientes, enquanto gerenciam uma força de trabalho com mais eficiência.
Como advogado, você precisa oferecer muito mais do que uma cobrança de honorários personalizada para eles. É preciso entregar uma consultoria especializada que ajude os seus clientes a entenderem como os seus serviços jurídicos podem auxiliar seus negócios a crescerem, o que os levará a se diferenciarem da concorrência.
Aqui estão 5 maneiras pelas quais os advogados podem agir em prol disso:
1. Conheça o negócio dos seus clientes
Para poder fornecer uma prestação de serviço especializada para eles, você deve entender seus negócios e como eles operam – desde o setor, até os produtos e serviços que produzem/fornecem e os clientes que atendem.
Como você os ajuda a expandir seus negócios? Como você garante que eles não estão perdendo oportunidades, porque não entendem o que está acontecendo? Como você os auxilia a melhorar seus processos para que possam acompanhar o mundo em constante mudança ao nosso redor?
Se você é um advogado especialista em determinado setor, além de se diferenciar, fica ainda mais fácil fazer isso.
É importante entender os desafios e oportunidades competitivas da empresa, bem como seu ambiente regulatório.
A compreensão de todos esses fatores permitirá que você recomende soluções específicas com base nas necessidades do negócio do cliente, em vez de fazer recomendações genéricas que podem não atender às suas necessidades peculiares.
2. Crie uma experiência extraordinária para eles
Você precisa criar uma experiência extraordinária para seus clientes. Isso os ajudará a entender como seus serviços podem ajudá-los a expandir seus negócios, além de fornecer uma oportunidade para que os eduque sobre os benefícios de contratar um advogado.
Compartilhe com eles como planeja trabalhar, explicando como seus serviços os auxiliarão. Mostre claramente os benefícios de trabalhar com você e por que devem escolhê-lo, ao invés de optarem por um outro advogado mais barato ou sem a mesma expertise.
Se um cliente tiver uma ótima experiência com você, ficará mais inclinado a te contratar novamente e indicar os seus serviços no futuro.
3. Comunique-se de forma clara e consistente
É importante garantir que seus clientes entendam o que estão ganhando ao trabalhar com você para que possam ver como isso os beneficiará a longo prazo.
Existem muitas maneiras de fazer isso, mas uma coisa que funciona bem é acordar com eles que, com determinada periodicidade, você delineará quais serviços foram prestados, o que foi feito, quaisquer prazos futuros e quaisquer problemas potenciais que possam surgir durante este período (como mudanças de pessoal).
Dessa forma, eles saberão exatamente o que está acontecendo com os seus casos, para que haja transparência e não ocorram surpresas desagradáveis, inclusive na hora de pagar.
4. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia possibilitou aos advogados o uso de softwares que os auxiliam na gestão do escritório, na organização dos processos, na automatização de documentos, na cobrança automática dos clientes, entre outras coisas.
É comum que advogados (e outros profissionais) se sintam sobrecarregados com sua carga de trabalho.
Contudo, a tecnologia pode ajudá-lo a otimizar sua prática para que funcione como uma máquina bem lubrificada. Você ficará surpreso com a quantidade de tempo que isso liberará para você se concentrar nas atividades que mais importam, dentre elas: fornecer serviços jurídicos de excelência.
5. Garanta a satisfação do cliente
É fundamental que os escritórios de advocacia entendam como manter os clientes satisfeitos construindo uma mentalidade centrada neles.
A relação do advogado com o cliente é fundamental para esta satisfação. A maneira como você interage com eles, ouve suas preocupações e aborda os problemas são coisas que podem potencializar ou quebrar a sua advocacia. Tudo isso influencia, claro, na qualidade do serviço prestado a eles.
Isso não significa que você deve tentar agradar a todos – isso seria impossível! Mas você deve estar ciente do que seus clientes esperam de você e se esforçar para atender a essas expectativas, mantendo um nível de profissionalismo e respeito.
O advogado de hoje deve fazer mais do que simplesmente lidar com questões legais.
Ele precisa adotar uma abordagem proativa que se concentre em usar suas habilidades para ajudar os clientes a terem sucesso nos negócios, e não apenas na justiça. Em outras palavras, os advogados precisam se concentrar no que seus clientes precisam e não no que eles querem.
É por isso que atender às necessidades de negócios do seu cliente é tão importante.
Se você não sabe o que ele precisa ou como seus serviços podem ajudá-lo a expandir seus negócios, você não poderá gerar uma parceria genuína entre os dois.
Por isso, para girar bem essa engrenagem, explore as soluções acima e terá muito mais resultados na sua advocacia.