Nestas últimas 2 semanas, tive a oportunidade de assistir a série “Uma Advogada Extraordinária”, na Netflix.
Desde seu lançamento no final de junho, ela vem subindo constantemente ao topo em vários países.
A história nos leva a conhecer um pouco do universo jurídico da Coreia do Sul, pela personagem Woo Young-Woo que é a primeira advogada com transtorno do espectro autista do país.
Com seu QI fora da curva, memória fotográfica e pensamentos fora da caixa, ela consegue um emprego como advogada na Hanbada, um dos maiores e mais prestigiados escritórios de advocacia de lá.
Woo Young-Woo se junta à equipe do advogado sênior Jung Myung-Seok e prospera em seu novo cargo rapidamente, graças ao seu pensamento não convencional, sendo capaz de encontrar soluções para casos complexos, antes considerados impossível de vencer.
No entanto, mesmo comemorando seus sucessos profissionais, a personagem luta para navegar pelos aspectos sociais da sua vida profissional.
Ela acaba dizendo a coisa errada ou não compreende bem as nuances das relações sociais, levando a situações embaraçosas com seus colegas. Mas com o apoio de seus amigos e mentores, Young-Woo continua a crescer e aprender.
E sem trazer maiores spoilers, quero compartilhar com vocês algumas lições que podemos aprender para a carreira na advocacia:
1. A mágica acontece fora da zona de conforto
A advocacia exige que a pessoa seja capaz de se conectar, se comunicar e trabalhar com clientes e colegas de trabalho.
Isso pode significar ter que sair da zona de conforto para inúmeras pessoas, ainda mais para alguém com Síndrome de Asperger.
Young-Woo, muitas vezes, fica deslocada e desconfortável em reuniões e julgamentos devido à sua falta de compreensão ou reconhecimento das regras sociais convencionais.
Além disso, ela tem um interesse obsessivo por certas coisas peculiares e não gosta de mudar suas rotinas, o que pode dificultar a conexão com outras pessoas.
Apesar de tudo isso, ela escolhe superar seu medo, dando exemplos de que não é fácil, mas é possível, incentivando-nos a sempre ir em frente também.
2. A importância de ter um líder
Juntar-se a uma nova organização pode ser empolgante, mas também assustador.
Para Young-Woo, trabalhar na Hanbada foi a única chance que lhe foi dada no mercado.
Felizmente, ela foi designada ficar na equipe do advogado sênior Jung Myung-Seok, que logo se tornou o seu líder.
Para jovens advogados isso é inestimável.
O líder pode fornecer orientação e apoio, conselhos e feedback e apresentar ao liderado novas oportunidades para que ele atinja seu pleno potencial.
Por meio da sua orientação, eles podem ajudar os liderados a desenvolverem as habilidades e a confiança de que precisam para terem sucesso em suas carreiras.
Em suma, um líder é uma força poderosa na vida de um jovem advogado. E isso fica evidente ao longo da jornada de Young-Woo.
3. Bons relacionamentos fazem uma diferença fantástica no caminho
Numerosos estudos mostram que pessoas com fortes laços sociais são mais propensas a serem felizes, saudáveis e produtivas.
E embora seja importante ter relacionamentos próximos com familiares e amigos, também é valioso construir uma boa rede profissional.
Young-Woo tem pessoas boas ao seu redor.
Eles estão sempre prontos para defendê-la de oportunistas e de quem queira fazer bullying.
Além do mais, conseguem ajudá-la com empatia, explicando situações particulares, gestos ou expressões, ajudando-a a navegar nos ambientes sinuosos e incompreensíveis da vida.
4. Nem todo mundo quer te ver feliz
Ser bem sucedido em qualquer campo geralmente vem com sua parcela de desafios e obstáculos.
Você pode descobrir que nem todos estão felizes com os seus bons resultados.
Sempre pode haver alguém invejoso ou com más intenções, tentando minar suas realizações ou questionar suas qualificações.
Eles podem até espalhar boatos ou tentar sabotar seu trabalho.
Pode ser difícil lidar com esse tipo de pessoa, mas é importante lembrar que elas geralmente estão com problemas emocionais em suas próprias vidas.
A melhor resposta é ser gentil e procurar evitar se contaminar.
Mantendo-se nesta trilha, continuando a se melhorar dia após dia, você acabará alcançando o reconhecimento e o respeito merecidos.
5. O preconceito mais uma vez se prova burro
O seriado é revelador de várias maneiras.
Para começar, eles nos mostra como mente de Young-Woo funciona, seus dilemas, reações e a maneira de ver o mundo.
Além do mais, mostra a paixão que ela tem pelo Direito e como ama ser advogada.
Contudo, vemos como as pessoas são preconceituosas. E não faltam momentos em que presenciamos situações de discriminação vivenciadas por ela.
Mas Gandhi já não diz que precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo?
Pois é…
Por isso, vale lembrar que todos devemos ter a mente mais aberta e respeitar os outros, independentemente das diferenças.
O seriado mostra lições que podem ser aplicadas na sua carreira em qualquer país, nas diferentes culturas, sendo instigante e inspirador.
Eu gostei de assistir e por isso, resolvi compartilhar um pouco das minhas impressões por aqui!
Se você gostou deste conteúdo, veja também:
Você comete este Erro na Construção da sua Carreira na Advocacia?
10 Habilidades que todo Advogado precisa ter