A maioria das pessoas teme o fracasso.
Ninguém quer que seu pessoal falhe, mas eles também não querem ficar mal se isso vier a acontecer.
E a autopreservação sempre vencerá.
Mas nem todas as falhas acontecem pelos mesmos motivos e são possíveis de serem evitadas.
Os erros sempre vão permear um negócio, especialmente, neste mercado em constante mudança e eles podem funcionar como excelentes elementos para incentivar as melhorias do amanhã.
Mas para isso, é preciso desenvolver uma nova mentalidade.
Centralizar as tarefas por acreditar que é melhor você fazê-las, não é seguro, nem sustentável.
Na verdade, a centralização é:
-> Egoísta: Os bons talentos da sua equipe não tolerarão por muito tempo essa abordagem;
-> Preguiçosa: Capacitar a autonomia é a coisa certa, mas também dá mais trabalho;
-> Estressante: independente de ter pessoas para quem possa delegar, você acaba sobrecarregado;
-> Arrogante: você assume que é o único capaz de desenvolver um bom trabalho;
–> Paralisante: ela trava o seu crescimento;
-> Desorganizada: se você não está tendo tempo para delegar, precisa administrá-lo melhor, se organizar.
Para construir confiança na sua equipe e desenvolver uma nova maneira de pensar sobre liderança e gestão, você precisa começar com os seguintes passos:
1. Mapeando as atividades que precisam ser desenvolvidas, dividindo-as em:
A) Críticas
São aquelas que você que deve fazer, por estarem realmente ligadas ao seu nível de senioridade.
Neste caso, chame a responsabilidade para si, seguindo-as de perto.
B) Não-críticas
São aquelas atividades importantes, mas com processos menos robustos que as anteriores.
Isso as tornam ótimas para começar a treinar as pessoas, dar mais liberdade, corrigi-las e permitir-se fazer as coisas de maneira diferente.
Use estas tarefas para construir a confiança, ajudar o seu time a subir degraus e ir ganhando autonomia e responsabilidade.
2. Estabelecendo metas claras
Mas como fazer isso?
- Sendo claro sobre o porquê de você estar delegando;
- Dando instruções específicas;
- Estabelecendo prazos.
Ao definir prazos, recomendo incorporar um pequeno tempo entre o prazo definido e o fatal.
Nunca se sabe se algo pode acontecer ou demorar mais do que o esperado.
É sempre melhor ter tempo extra do que não ter tempo suficiente no final.
3. Envolvendo-se no nível certo
Envolver-se muito pode fazer com que você consciente ou inadvertidamente, incorra no erro de microgerenciar aqueles ao seu redor.
Se ficar muito distante, pode perder os momentos críticos em que um comentário de apoio ou um feedback seria vital.
Para entender o ponto ideal, basta perguntar às pessoas qual é o nível de apoio que elas precisam.
Isso não apenas esclarece a frequência dos pontos de contato que elas acharão úteis, mas também lhes dá autonomia sobre como o trabalho delegado avançará.
4. Incentivando o comprometimento
Embora seja bastante fácil pedir a alguém para completar uma tarefa, o que se busca é que o seu time se mostre envolvido e comprometido.
Portanto, ajude os seus advogados entenderem exatamente o que o trabalho deles significa e a importância para levá-los ao resultado final.
Certifique-se de que o colaborador que escolher tem as habilidades necessárias para dar os primeiro passos e que ele entenda exatamente o que você precisa.
Dessa forma, ele estará pronto para ir em frente!
Se você luta contra a delegação, centralizando demais, os seus colaboradores podem sentir como se estivessem sendo ignorados ou negligenciados, não tendo a oportunidade de crescer, nem de provar as suas habilidades.
Isso pode gerar desmotivação, impactando negativamente os seus resultados.
Como empregador, é seu trabalho descobrir o potencial dos seus advogados e extrair o que eles têm de melhor.
E lembre-se: só é possível delegar, se você confiar.