Ao considerar as habilidades necessárias para ser um advogado de sucesso, é natural se concentrar imediatamente em competências técnicas como, por exemplo, o conhecimento do Direito e ter fortes habilidades de escrita.

No entanto, é importante não negligenciar a importância das soft skills.

De acordo com pesquisas da Zip Recruiter, 93% dos empregadores buscam também evidencias das soft skills de um candidato em um currículo.

Mas o que são elas exatamente? E por onde começar quando se trata de destacar essas importantes habilidades?

As soft skills ou competências comportamentais são a que te ajudam a se dar bem com colegas de trabalho, se encaixar em uma equipe, gerenciar suas emoções e por aí vai.

A maioria dos empregadores vêm procurando evidências destas habilidades, porque sabem que elas são essenciais para o sucesso no local de trabalho.

Afinal, não importa o quão talentoso ou tecnicamente qualificado você é, se não for capaz trabalhar bem com outras pessoas ou de se relacionar, pode acabar trazendo mais problemas do que soluções para a organização.

Em primeiro lugar, é preciso ter claro que as soft skills podem ser difíceis de se quantificar em um currículo, por isso, mostrar, em vez de dizer, quais as competências comportamentais você possui é a chave para se destacar da multidão.

Pintar uma imagem clara sobre elas mostra aos recrutadores que você não apenas as possui, mas também é proativo em utilizá-las em situações do dia a dia.

Neste artigo, quero falar sobre 8 competências comportamentais e como você pode evidenciá-las no seu currículo para abrir mais oportunidades na sua advocacia:

1.    Influência

A influência é um fator chave para progredir na advocacia

Ela tem a ver com a capacidade de persuadir os outros, sem usar coerção.

Atividades para ter em mente:

– Negociações realizadas;

– Persuasão.

Exemplos no currículo:

– Realizei um acordo importante com um cliente em um caso que envolvia uma negociação de tanto milhões;

– Convenci um fornecedor a reduzir em 10% o valor cobrado pelos serviços “X”.

2.    Comunicação

Os advogados precisam ser bons comunicadores.

A comunicação tem a ver com a capacidade de trocar ideias e informações de forma precisa.

Atividades para ter em mente:

– Apresentações;

– Negociações;

– Ações de engajamento dos outros.

Exemplos no currículo:

– Fazia apresentações dos resultados do escritório para os clientes;

– Realizei o treinamento mensal para integração de novos contratados.

3.    Liderança

Essa é a capacidade de inspirar, transformar e orientar os outros.

Atividades para ter em mente:

– Mentorias realizadas;

– Delegações de trabalhos;

– Instituição de uma visão;

– Bom gerenciamento de atividades.

Exemplos no currículo:

– Fui mentor de 3 colaboradores na empresa;

– Gerenciei e motivei com sucesso uma equipe de 5 membros, reduzindo a rotatividade de colaboradores para zero.

4.    Trabalho em Equipe

É sobre ser capaz de trabalhar em conjunto, apoiar e encorajar uns aos outros. Trata-se de compartilhar ideias, colaborar em projetos e criar uma cultura de colaboração.

Atividades para ter em mente:

– Melhorias no moral da equipe;

– Incentivo os colegas;

– Suporte;

– Colaboração em projetos;

Exemplos no currículo:

– Colaborei com a equipe para criar e implementar o plano de marketing nas redes sociais do escritório;

– Apoiei pessoas com uma carga de trabalho desafiadora, me oferecendo para assumir algumas de suas tarefas.

5.    Flexibilidade

Flexibilidade é a capacidade de se adaptar às mudanças sem comprometer seus valores ou sua missão.

Atividades para ter em mente:

– Adaptabilidade para ajustar sua abordagem;

– Abraçar a mudança;

– Priorizar o que importa;

– Desenvolver novas habilidades.

Exemplos no Currículo:

– Trabalhei bem com diferentes chefes;

– Implementei mudanças no trabalho da minha área, depois de um feedback do cliente.

6.    Pensamento Analítico

O pensamento analítico é ser capaz de coletar dados e informações relevantes, analisá-los e desenvolver uma estratégia para resolver o problema em questão. Ele garante a sobrevivência e o progresso.

Atividades para ter em mente:

– Pesquisas;

– Análise de dados;

– Criatividade para o desenvolvimento de estratégias.

Exemplos para o currículo:

– Recolhi dados em pesquisas jurídicas externas e internas, a fim de trazer as melhores soluções para reduzir o passivo trabalhista da empresa X;

– Desenvolvi e executei um programa de indicações de clientes que resultaram em um aumento de 50% de indicações, com um lucro de R$ 500 mil no ano.

7.    Gerenciamento de Tempo

Gerenciar o tempo é ser capaz de trabalhar de forma eficiente e eficaz para atingir os seus objetivos

Atividades para ter em mente:

– Saber priorizar;

– Delegar;

– Organizar;

– Cumprir Prazos;

Exemplos no currículo:

– Desenvolvi um fluxo de trabalho aprimorado que reduziu o tempo de resposta ao cliente em 20%;

– Mantive a equipe dentro do cronograma na entrega de 3 projetos de alta prioridade, sem estafá-los, sendo capazes de concluir com sucesso todas as entregas antes dos prazos previstos.

8.    Pensamento Crítico

O pensamento crítico é a capacidade de resolver problemas complexos, de analisar e avaliar uma determinada situação por vários ângulos e encontrar uma solução que aborde todas as suas complexidades.

Atividades para ter em mente:

– Solução de problemas complexos;

– Aprendizado ativo e desafio das próprias crenças;

– Tomada de decisão.

Exemplos para o currículo:

– Ajudei o meu escritório a alcançar um aumento de 25% no faturamento de cliente, utilizando uma estratégia de relacionamentos inovadora.

– Conclui um projeto multidisciplinar na organização 4 meses antes do prazo, economizando 35% do custo estimado.

Embora seja importante ter uma base sólida de habilidades técnicas, ver evidências de competências comportamentais no seu currículo faz toda diferença.

São elas que te ajudarão a interagir efetivamente com outras pessoas e contribuir para um ambiente de trabalho positivo.

Ao exibi-las de forma clara, você aumentará suas chances de impressionar potenciais empregadores e conseguir o emprego que tanto almeja na advocacia.

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