Não é incomum que a tomada de decisões se torne cansativa e desafiadora no dia a dia.
Em algumas situações, pode parecer difícil fazer a escolha certa pela complexidade do cenário.
Tomar boas decisões complexas exige que equilibremos as forças aparentemente opostas da emoção e da racionalidade, com uma visão sistêmica e percepção da situação presente de maneira precisa, a fim de conseguir lidar com as incertezas.
Quando você se depara com uma decisão complexa, inicialmente pode parecer que existem infinitas opções e não há como reduzi-las.
Você também pode se sentir inseguro sobre como avaliar as opções ou o que deve priorizar em sua avaliação.
Mas é importante lembrar que todas as decisões complexas têm várias características compartilhadas:
- A lista de opções é muitas vezes extensa;
- Os problemas são intrincados;
- Existem riscos mais elevados do que em decisões simples;
- Os critérios de avaliação estão mal definidos;
- Os resultados são difíceis de prever;
- Os dados iniciais estão indisponíveis ou incompletos;
Essas características podem tornar as decisões complexas a princípio, mas também fornecem um ponto de partida para avaliar cada opção.
Para fazer uma escolha eficaz decorrente de uma decisão complexa, você precisará usar uma abordagem organizada, lógica e sistemática para resolver o problema:
1. Crie um espaço que possa ser seu aliado
Quando você está tentando tomar uma decisão complexa, o primeiro passo é criar um ambiente positivo para si mesmo. Encontre um lugar calmo e tranquilo para se sentar e se concentrar. Comece definindo sua meta ou objetivo da decisão: o que você espera alcançar? Seja o mais específico possível!
Uma vez que você saiba o que está tentando alcançar, você pode começar a pensar sobre os obstáculos: quais são as limitações do problema? A decisão envolve outras pessoas? Que mudanças ela acarretará?
2. Faça um brainstorm
Sente-se e escreva cada ideia que te vier à cabeça, não importa o quão tola ou impossível possa parecer. Você nunca sabe o que poderia inspirar uma boa solução mais adiante.
Muitas vezes, decisões complexas requerem alguma perspectiva externa.
Se sentir que o problema é complicado demais e precisa de uma segunda opinião, vá atrás de alguém que possa te ajudar.
Às vezes, sentimos que devemos saber tudo, e não queremos parecer inexperientes ou frágeis ao pedir ajuda. Mas aprender a fazê-lo é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver. Isso te protege de custos que, muitas vezes, nem consegue imaginar.
Portanto, busque alguém que pode te ajudar e oferecer uma abordagem valiosa sobre a questão.
3. Analise todos os dados necessários
Sempre que possível, evite deixar que o tempo te pressione a tomar uma decisão. É a sua carreira ou o seu negócio, portanto, a decisão é sua.
Certifique-se de ter tempo para considerar todas as suas opções cuidadosamente.
Lembre-se de incluir custos em sua análise.
Não apenas os financeiros, mas também custos de tempo e humanos (impactos).
Se a decisão complexa for particularmente arriscada ou tiver enormes custos humanos, seria aconselhável realizar uma análise ética também sobre as alternativas.
Concentre-se “no que eu deveria fazer” em vez de “o que eu posso fazer”. Se você está numa posição de liderança, por exemplo, você deve abrir mão dos benefícios particulares para fazer uma escolha que traz maior benefícios para as pessoas e para o negócio de maneira ampla.
4. Valide a sua Decisão
Como qualquer decisão importante, é fundamental dar um passo atrás e ter certeza de que ela é a escolha certa.
Pode ser tentador escolher a primeira alternativa que lhe vier à mente e se livrar logo do problema. Vejo profissionais fazendo isso na sua advocacia.
Mas é crucial levar tempo para pensar bem numa escolha.
Certifique-se de que você tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada – e se não tiver, vá atrás.
Você também pode considerar conversar com um superior ou um par. Essa pessoa pode ter alguma percepção adicional sobre a situação ou alguma experiência relacionada que pode agregar valor a este momento.
Uma vez que você tenha dado a si mesmo tempo para pensar, considere qual das alternativas melhor atende seus objetivos e permite que você faça o que precisa ser feito.
5. Coloque em Prática
Você tomou uma decisão difícil. Agora é hora de colocar seu plano em ação.
Vale lembrar aqui, que não adianta ficar adiando para sempre.
Se você estiver trabalhando com outras pessoas, certifique-se de que elas estejam cientes da sua escolha, e que entendam as razões por trás disso. É importante ser capaz de responder com confiança a qualquer pergunta que surja.
Se você puder justificar facilmente suas ações a alguém que tenha sido impactado, será mais fácil para a pessoa lidar com isso.
Uma vez que a decisão foi aberta, veja se há alguma maneira de obter feedback sobre ela. Você nunca sabe que novas ideias poderá descobrir.
Por fim, cada decisão complexa tem efeitos sobre outras, especialmente quando envolvem mudanças significativas.
Contudo, usando esta abordagem, você poderá olhar para o contexto de forma mais sistêmica e conseguirá tomar decisões mais assertivas na sua advocacia.