A cultura de uma organização é um elemento essencial para o sucesso. Isso não é diferente em um escritório de advocacia.

Ela define o tom do ambiente de trabalho, afetando o moral e a produtividade dos seus membros.

Uma cultura positiva promove a colaboração, a inovação e a excelência, enquanto uma cultura tóxica leva à alta rotatividade, ao baixo moral e desempenho, provocando perdas financeiras significativas nos negócios.

Existem certas práticas e comportamentos, que podem prejudicar a cultura do seu escritório e impactar negativamente o seu desempenho.

Neste artigo, quero explorar cinco deles e como evitá-los:

1. Má relação entre os sócios

Um relacionamento forte e mutuamente benéfico entre os sócios de um escritório de advocacia é essencial para o sucesso.

Quando eles colaboram de forma eficaz e tomam decisões no interesse da empresa, a produtividade aumenta, a conexão com os clientes é fortalecida e o crescimento dos negócios acelera.

No entanto, quando há desarmonia ou conflito, isso acaba tendo efeitos negativos de várias formas – desde a diminuição da produtividade a perdas financeiras, podendo levar até mesmo à dissolução da empresa.

Para garantir sociedades harmoniosas que, em última análise, beneficiem o escritório como um todo, estabelecer diretrizes de comportamento, incentivar a comunicação aberta, promover a transparência e treinar as lideranças são pontos que ajudam a incentivar uma atmosfera de respeito alimentada com sucesso.

2. Horas faturáveis excessivas

O estabelecimento de horas faturáveis excessivas são um dos assassinos culturais mais comuns nos escritórios de advocacia.

Elas podem levar ao burnout, à baixa moral e ao desengajamento.

Quando os colaboradores são obrigados a trabalhar longas horas com pouquíssimo descanso ou férias, cria-se um ambiente não propício à criatividade e à inovação.

Isso tem um efeito adverso na qualidade dos serviços jurídicos prestados, bem como afeta a reputação da banca no mercado.

Para que qualquer escritório de advocacia seja bem-sucedido, ele deve garantir que seus advogados recebam folga adequada e tenham horas de trabalho razoáveis, a fim de que possam atuar em seu mais alto nível.

Fornecer recursos para ajudar os colaboradores a gerenciarem a sua carga de afazeres e manterem um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida fora dele, favorece os resultados.

3. Tratar adultos como crianças

Ninguém merece ser tratado como criança, principalmente no ambiente de trabalho.

Tudo começa na contratação.

Saber contratar e desenvolver a gestão para dar aos colaboradores a orientação e direcionamento em prol de uma maior autonomia para a tomada decisões, amplia a responsabilidade, aumenta o desempenho e os resultados.

As empresas devem garantir que seus funcionários recebam os recursos e o suporte necessários, a fim de prosperar tanto individualmente, quanto de forma colaborativa.

O respeito e a confiança não são apenas essenciais para a dinâmica da equipe, mas incentiva a tomada de riscos, a criatividade e o progresso, afetando diretamente a produtividade.

4. Ignorar o mau comportamento

Se uma empresa falha em lidar com o mau comportamento e não toma as medidas necessárias para corrigi-los, ela envia uma mensagem clara de que isso é permitido, até mesmo encorajando e levando a problemas em cascata.

Neste ponto, quero ressaltar que é um erro acreditar que excelentes profissionais do ponto de vista técnico, mas que promovem um comportamento contraproducente e tóxico são grandes talentos e podem permanecer impunes.

Para uma pessoa ser considerada um talento diferenciado, ela precisa somar qualidades técnicas e comportamentais.

A verdadeira tragédia está na falha dos líderes e do RH (quando há) em identificar os problemas causados por essas pessoas problemáticas, para que medidas possam ser implementadas, a fim de mudar comportamentos ofensivos e discipliná-los adequadamente.

A realidade é que se estes profissionais não quiserem se transformar, não devem caber nos limites determinados, que devem ser sempre respeitados para o bem geral.

5. Falta de confiança

Criar confiança no local de trabalho começa com o estabelecimento de relacionamentos fortes entre os membros das equipes e as lideranças.

Quando um ambiente é de abertura, transparência e honestidade, isso incentiva os funcionários a se unirem como uma comunidade para alcançar seus objetivos compartilhados.

Espaços que valorizam o respeito compartilhado criam uma base para que as pessoas se sintam seguras, a fim de se expressar e fazer perguntas, ampliando os resultados.

Por tudo isso, é importante estabelecer diretrizes claras de valores, comportamentos, comunicação e equilíbrio entre descanso e trabalho.

Ao investir nestas questões, os escritórios de advocacia promovem uma atmosfera que leva a uma maior satisfação, crescimento, economia de dinheiro e de recursos a longo prazo.

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