Alcançar uma integração entre vida profissional e pessoal é crucial para o bem-estar dos advogados em cargos de liderança.
Muitos acreditam que devem encontrar uma maneira de equilibrar essas duas vidas, mas mais do que isso é preciso integrá-las.
Afinal, não vivemos duas vidas diferentes.
Embora possamos alterar um pouco os nossos comportamentos de acordo com as etiquetas sociais dos lugares, somos ainda a mesma mente e corpo.
Por conta disso, o que é preciso é alcançar uma maior harmonia entre esses aspectos da vida. E isso é altamente possível.
Encontrando áreas de sobreposição e concessão, você pode construir uma jornada muito mais feliz e próspera.
Neste post, quero explorar 10 métodos simples para criar uma maior fluidez entre o trabalho e o lado pessoal na sua vida.
Para começar, é preciso diferenciar duas palavrinhas:
Equilíbrio e Integração.
O equilíbrio se refere a uma distribuição igual de peso, quantidade, etc.;
A integração é um processo de formar um todo.
Portanto, mais do que a ideia de equilibrar, o que precisamos adotar, quando falamos nesta questão de divisão trabalho e vida pessoal é a ideia de integração.
Afinal, estas duas partes da vida não são entidades separadas.
Como advogado, a organização que lidera, os seus clientes, a sua missão e outros tantos pontos que compõem a sua carreira fazem parte de você.
Por outro lado, seus valores, família, amigos influenciam e o guiam em suas escolhas no caminho. Portanto, ser genuíno significa combinar suas existências pessoais e profissionais.
Aqui, então, estão algumas maneiras de alcançar a verdadeira integração na sua vida:
1. Separe um tempo para se organizar
Seja em casa ou no trabalho, ter uma agenda lotada pode ser um desafio para gerenciar.
Para lidar melhor com isso, separe um tempo para se organizar na sua rotina, refletindo sobre as suas metas e objetivos. Isso te ajudará a permanecer na direção certa, priorizando as tarefas importantes.
Lide com a sua agenda de forma a refletir as suas prioridades atuais.
Certifique-se de que tudo ali seja importante e acionável, e não se esqueça de adicionar tempo para as contingências.
Agende um horário semanal para um brainstorming com sua equipe ou parceiros de negócios. Isso o ajudará a ter novas ideias e soluções para os problemas.
Separe também um tempo para você. Deixar um espaço para pensar e respirar, te dará uma chance muito maior de equilibrar as suas responsabilidades e gerenciá-las com muito mais resultados no dia a dia.
2. O envolvimento da família é crucial para alcançar seu objetivo
Estar em um cargo de liderança operando um escritório de advocacia ou um departamento jurídico, é um desafio.
Todo mundo precisa de apoiadores. Pessoas que torcem pela gente.
Os membros da família são frequentemente os maiores apoiadores que temos.
Eles são frequentemente a força motriz por trás de muitas missões e decisões.
Dedicar um tempo para explicar o seu trabalho para o seu cônjuge, filhos ou pais vai te ajudar a ganhar o apoio deles e lembrá-los do seu propósito maior.
Isso pode levar a criar uma base de suporte bem mais forte e saudável na sua vida.
3. Treinar o seu foco é fundamental
Líderes/sócios são extremamente ocupados.
Pode parecer que o seu calendário o conduz e não o contrário.
Para viver uma abordagem integrada, você deve estabelecer bons hábitos de gerenciamento de tempo e atenção.
Bloqueie cada hora do seu dia com prioridades, obrigações e atividades que te permitam estar mentalmente presente naquele momento.
Isso envolve reuniões de trabalho, audiências, jantar com a família e festa na escola do seu filho.
Você precisa prestar atenção às suas necessidades profissionais e pessoais, assegurando-se de que está no lugar certo na hora certa.
Integre suas necessidades profissionais e pessoais de uma maneira que funcione para você.
Se as pessoas sentirem que você está realmente disponível para elas, naquele momento que você separou para isso, terão menos probabilidade de ficarem desconectadas ou insatisfeitas.
4. Certifique-se de aprender a investir o seu tempo, ao invés de jogá-lo fora
Em vez de perder tempo só rolando as redes sociais sem pensar, use-o para assistir um vídeo útil ou ouvir um podcast orientado para o seu crescimento e para apoiar o seu desenvolvimento criativo.
O que quer que acredite que ajudará a alavancar o seu crescimento, faça.
A coisa mais prejudicial que pode fazer é consumir tudo é jogado em cima de você sem muita reflexão.
A quantidade de tempo jogada fora diariamente com isso é impressionante.
Seu bem-estar familiar e no trabalho, bem como a qualidade da sua organização, podem ser impactados negativamente.
Investir para ter uma mente afiada pode melhorar o seu desempenho, ajudando bastante na sua vida.
5. Tome decisões firmes e cumpra-as
As chaves para a integração são os inegociáveis.
Se você definir o que é mais importante para você — em casa e no trabalho — e comunicar aberta e consistentemente, não precisará sacrificar as suas maiores prioridades.
Já tive clientes, por exemplo, que saem todos os dias do trabalho em um determinado horário para jantar com seus filhos em casa e somente em casos raríssimos isso não acontece.
Certifique-se de que sua equipe e sua família conheçam suas prioridades pessoais ou profissionais inegociáveis para que as respeitem e você seja visto como uma pessoa íntegra que mantém a sua palavra.
6. Esteja em contato com seu time
Como líder você é o coração da sua equipe e ela, o seu sangue.
Para manter um bom ritmo de trabalho, você deve se comunicar com sua equipe, fazer perguntas, trocar informações e mostrar que se importa.
As pessoas responderão positivamente a isso.
Respeite também a vida pessoal dos membros da sua equipe e incentive-os a integrar suas vidas pessoais e profissionais. Não dá para ter um ambiente de trabalho saudável para um, caso o resto também não o tenha.
Quando você se preocupa em construir um ambiente assim, todos (absolutamente todos) ganham!
7. Saiba delegar
Em vez de ficar centralizando tarefas, aprenda a delegar.
Avalie a hora de ter talentos para te ajudar e aprenda a treiná-los para assumir responsabilidades adicionais.
Isso é de grande valia para sócios e advogados em cargos de liderança na advocacia. Não só leva a um desenvolvimento de todos como estabelece um senso de colaboração e confiança, sabendo que podem contar uns com os outros.
Aprenda a comunicar de maneira que seja clara (para eles) o que se espera. Deixe-os saber o que você precisa, quando precisa, o que fazer e busque entender como você pode ajudá-los a melhorar.
Isso é ser orientado a resultados, e não ao esforço.
Se você definir os resultados que deseja da sua equipe e fornecer as ferramentas necessárias, eles serão capazes de atingi-los.
Quando você gerencia bem aquilo que precisa ser feito e sabe liderar para conduzir a jornada, as pessoas sabem o que isso significa para você e querem ficar ao seu lado nesta jornada.
8. Só é produtivo quem também sabe descansar
É importante saber quando fazer uma pausa.
É impossível ser excelente 100% do tempo.
Você pode estar doente, não ter dormido bem ou simplesmente não estar no seu melhor estado de espírito para se doar à sua equipe, clientes ou família. Faz parte.
Por isso é de vital importância ter tempo para descansar.
Além de ajudá-lo fisicamente, também reduz o estresse, melhora a criatividade, aumenta a produtividade e te ajuda na tomada de decisões – tudo isso é crucial para ser um excelente líder.
9. Trabalhar com pessoas envolve dar exemplo
As pessoas não seguem outras pessoas, elas seguem o exemplo que lhes é dado.
Sem dar o exemplo, as pessoas terão dificuldade em saber o que fazer e será complicado conseguir a adesão delas.
Portanto, defina as expectativas corretas sobre como você deseja e aja de acordo com isso.
Ao dar o exemplo, você mostra aos outros como trabalhar efetivamente com você e em equipe.
À medida que vejam que é possível produzirem juntas, elas estarão mais propensas a trocar e contribuir com suas próprias ideias e insights.
10. Cuidar da sua saúde é importante.
Muitos líderes tendem a ficar presos atrás de suas telas de computador, sob pilhas de demandas, negligenciando a sua saúde física. Para evitar que isso aconteça com você, considere incluir atividades no seu dia a dia que façam o seu sangue fluir.
Não só colocar movimentos intencionais durante o trabalho, como ir a mesa de um colaborador, como uma rotina de atividades físicas na semana.
Isso melhorará muito a sua saúde geral.
Além disso, não se esqueça de comer. Seu cérebro se torna menos eficaz, quando seu corpo não é nutrido adequadamente.
Por isso, fica difícil liderar de formais mais eficaz se não cuidar de si mesmo mental e fisicamente.
Certificar-se de encontrar uma rotina que integre sua vida profissional e pessoal envolve agregar algo que funcione para você, sabendo que não está sozinho.
Cuide de si mesmo, da sua empresa, da sua família, da sua equipe, dos seus clientes. Você pode alcançar resultados muito mais expressivos em tudo que faz seguindo estas dez sugestões na sua vida.
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